Uma delegação de dez estudantes da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) esteve participando do 53º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Goiânia. Durante o evento, que discutiu e deliberou sobre uma série de temas, dois representantes do grupo tiveram um encontro direto com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Na ocasião, após uma palestra, a presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Católica, Brisa do Amaral Rodrigues, e o coordenador financeiro Cléber Tadeu Moraes Castro, tiveram acesso ao ministro, quando fizeram a entrega de um kit da Universidade e conversaram rapidamente.
Anteriormente, em sua explanação, Mercadante reafirmou o incentivo ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Financiamento Estudantil (Fies), além da criação do Instituto Nacional de Supervisão de Avaliação do Ensino Superior (INSAES).
Dentre as atividades do Congresso, houve a eleição da nova direção da UNE, da qual sete delegados da UCPel tiveram oportunidade de voto. Foi escolhida como presidente, com 69% de aprovação, a estudante Virgínia Barros, de Pernambuco. O grupo da Católica participou, ainda, entre outras atividades, do Ato da Comissão da Verdade da UNE, quando foi apresentado relatório sobre o ex-presidente da UNE, Honestino Guimarães.
No retorno, os representantes do DCE estiveram com o reitor, José Carlos Bachettini Júnior, quando entregaram a ele uma imagem de Nossa Senhora, esculpida em pedra, como agradecimento pelo apoio da reitoria. De acordo com Brisa, o envolvimento entre alunos e administração da Universidade tem sido positiva. Segundo ela, especialmente frente a casos como ocorridos no Rio de Janeiro, no qual houve impedimento de associação de alunos por parte de uma instituição de ensino. "Temos diálogo e parceria bastante promissores com a Universidade. Afinal, instituição e alunos querem aperfeiçoamento e qualidade no ensino", avaliou.
Representação
O DCE da UCPel vem se mobilizando em variadas representações. Por exemplo, participou da 8ª Bienal da UNE, buscando ampliar sua rede de relacionamentos, e do Congresso da União Estadual dos Estudantes (UEE). Uma das novidades foi o credenciamento junto à UNE. "Isso permite ao DCE da Católica ter voz e participação nas decisões", destacou Brisa.
Neste período, mais cinco cursos da UCPel demonstraram interesse em formar seus Diretórios Acadêmicos (DA's) e estão recebendo orientações. "O alunos têm que ser ativos, questionadores. Aqui irão se formar profissionais que constroem e transformam, assim como diz o lema da nossa Universidade", pontuou.
De acordo com a presidente, o DCE pensa em organizar, para o segundo semestre, um seminário com diversas palestras e debates sobre o movimento estudantil. Em parceria com o Instituto Mário Alves (IMA), o evento deverá mostrar o panorama no país e as particularidades regionais.
No segundo semestre, Brisa deverá tomar posse como coordenadora das Instituições Privadas da Metade Sul, posto para o qual foi escolhida durante o Congresso da União Estadual dos Estudantes.