A integração e a troca de experiências foram os objetivos principais do Diprosul, evento realizado na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) de 08 a 10 de agosto. Com foco no direito à saúde e na proteção social em faixas de fronteira, o Diprosul reuniu representantes de instituições de diversos países do MERCOSUL, que além de compartilhar as pesquisas e realidades de suas regiões com os participantes, também estiveram com a reitoria da Universidade, a fim de promover a parceria entre suas instituições e a UCPel.
A representante da Universidad Nacional de Missiones, na Argentina, Nora Jacquier, afirmou que é importante transformar as iniciativas em uma rede, ao invés d e centralizá-las em um único núcleo, por isso a relevância da mobilidade para outros países. A ideia é que as pesquisas no âmbito das questões sociais ganhem visibilidade dentre as demandas públicas e sejam colocas nas agendas dos países. Para ela, os integrantes do MERCOSUL possuem problemas similares e precisam trabalhar unidos.
A representante de área do Serviço Social e Psicologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Jussara Rosa Mendes, também ressaltou a importância de se fortalecer as linhas de pesquisa no segmento e, acima de tudo, a articulação entre os países. Um dos propósitos é justamente o de fomentar e desenvolver as pós-graduações neste contexto e integrá-las, porque a pesquisa é que aproxima e leva o pesquisador a conhecer a realidade social nas fronteiras.
Também esteve presente o representante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Geová Parente Farias, para demonstrar o apoio do IPEA às pesquisas e seus programas de fomento, de maneira a se trabalhar em conjunto com as instituições envolvidas. O objetivo é evidenciar a importância da pesquisa aplicada, com metodologia específica, focando em políticas públicas para obtenção de melhores e mais rápidos resultados. “Buscamos ter condições de obter diagnósticos sociais, para, então, buscarmos políticas públicas. Esse é o foco do IPEA”, disse.
O Instituto Social do MERCOSUL, com sede em Assunção, no Paraguai, por sua vez, foi representado por seu chefe de pesquisa, Marcelo Mondeli. Para ele, o MERCOSUL não envolve somente questões econômicas, mas também políticas e sociais. A intenção é trabalhar as pesquisas voltadas às políticas púbicas com base nessa tríade. A atividade realizada na UCPel, segundo ele, foi importante para estimular e fortalecer as articulações nesse sentido e, ainda, promover o trabalho realizado pelo Instituto.
Além destes, também reuniram-se na reitoria da Universidade o professor José Adelantado, da Universidade Autônoma de Barcelona; a coordenadora do mestrado em Política Social, Vini Rabassa da Silva; a pró-reitora acadêmica da UCPel, Myriam Cunha; e o reitor em exercício, José Carlos Bachettini Junior.