Onde há gente, sempre há diferenças, discordâncias e particularidades. Mas é preciso conviver em grupo. Mais ainda é necessário para quem trabalha em sistemas de cooperativas. É por isso que o Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) elegeu o tema “Processos Grupais” para ser uma de suas oficinas de formação permanente. A atividade, direcionada aos grupos de economia solidária assessorados, ocorreu na tarde do dia 13, na própria UCPel.
Foi para participar dessa oficina que Fabiana Silveira estava vindo à UCPel pela primeira vez. Integrante do grupo de reciclagem Fraget, do Fragata, juntamente com o colega Márcio Schwanz, Fabiana disse estar aproveitando a oportunidade da oficina. “Achei muito interessante. Estou adorando saber do assunto tratado e conhecer os outros grupos”, afirmou. “Caçula” do Fraget, há apenas dois meses no grupo, Fabiana já está acompanhando os temas que o Nesic propõe para a qualificação dos empreendimentos. “Tudo o que foi repassado aqui vai ser utilizado lá [no Fraget]”, adiantou.
Lançando mão de dinâmicas de grupo, a assistente social Carim Dummer, do Nesic, ministrou a atividade trazendo informações sobre liderança, relações grupais e relações interpessoais. “Geralmente grupos apresentam problemas de relações, e por isso é muito importante trabalhar questões sobre a vivência coletiva e como fazer isso de forma boa”, explicou Carim. Oito empreendimentos participaram da oficina.
Nova data
A oficina “Controles, Registros e Relatórios Financeiros”, que seria realizada amanhã (14), foi transferida por motivo de atividades coincidentes nos próprios grupos. O encontro será na próxima terça-feira, dia 20.