Nesta terça-feira (22), o reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), José Carlos Bachettini Júnior, participou de uma atividade destinada à reflexão sobre o potencial universitário do município de Pelotas. Além do reitor da UCPel, estiveram compondo a mesa de discussão o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mauro Del Pino, o ex-reitor da mesma instituição, César Borges, e o coordenador editorial do projeto Almanaque do Bicentenário de Pelotas, professor Luis Rubira.
Esse foi o quarto debate promovido pelo projeto, que, desde julho de 2013, vêm reunindo intelectuais, artistas, professores, pesquisadores, coordenadores de cultura e reitores em torno de assuntos que envolvem a vocação histórica do município. Conforme explica Rubira, os debates têm o objetivo de levantar questões sobre as potencialidades de Pelotas.
“É importante conhecer a origem dessa vocação histórica. A Católica, por exemplo, foi a primeira Universidade do interior do Rio Grande do Sul e, hoje, além de dezenas de cursos de graduação, conta com programas de pós-graduação, MBA e residência médica, aglutinando milhares de estudantes”, ressalta o coordenador do projeto.
Território do saber
Em sua fala, o reitor da UCPel chamou a atenção para a importância de se pensar a questão proposta – Pelotas, uma cidade universitária? – considerando o complexo de relações que se estabelecem em paralelo a outras discussões, como a ocupação e organização do espaço urbano. “Uma cidade com várias instituições de nível superior em seu território, precisa de um plano diretor e de um código de posturas adequado a essa situação”, lembrou.
Para Bachettini, além de dialogar com o poder público para viabilizar esse processo, os gestores precisam assumir a responsabilidade sobre questões que envolvem o entorno das instituições. Em sua avaliação, as produções tecnológicas, de pesquisa e extensão podem contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento da cidade.
Citando a abertura do Salão Universitário da UCPel, que conta com mais de 400 trabalhos científicos, o reitor fez referência a alguns dos projetos em andamento na Instituição, cujo retorno social já mostra resultados.
Lembrando o trabalho dos cursos de Direito e Arquitetura e Urbanismo, Bachettini falou sobre a Regularização Fundiária do bairro Dunas, que está sendo promovida pela UCPel em parceria com a Prefeitura. “Paralelo a esse processo, o nosso estudante Cassius Baumgarten desenvolveu um projeto que permite a construção de novas habitações populares, no mesmo local, através do uso de materiais recicláveis”, exemplificou.