A Rede de Desenvolvimento de Habilidades Acadêmicas da Universidade Católica de Pelotas (REDHAc/UCPel) realiza, no dia 25 de maio, mais um encontro sobre práticas de ensino voltadas para alunos com deficiência visual. A atividade terá como pauta o ensino de informática, e será ministrada pela professora da Escola Louis Braille, Milene Viana.
As oficinas iniciaram no mês de abril para apresentar a professores da UCPel e alunos do curso de Pedagogia formas de atendimento que podem ser oferecidas aos deficientes visuais. Todos os encontros contam com a parceria da Escola Louis Braille e, em reuniões anteriores, foram abordadas temáticas ligadas ao ensino do Sistema Braille, práticas de orientação, mobilidade e práticas de atividades de vida diária.
Os encontros para debater o atendimento de pessoas com deficiência visual foram programados devido a vinda de um aluno com essa característica para a UCPel, conta a coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), professora Maria Cristina Centurião Padilha. “As ações pontuais dentro do REDHAc foram pensadas para facilitar e acompanhar a inclusão de pessoas com deficiências em nossa Universidade”, explica.
Conforme Maria Cristina, acadêmicos surdos também têm acompanhamento especial oferecido pelo NAE. “O NAE trabalha com os coordenadores e professores de cursos que possuam alunos com necessidades especiais para acompanhá-los no processo de ensino”, diz. Os alunos também encontram no Núcleo o apoio necessário para vencer os mais diversos obstáculos. “Temos no NAE a presença de uma pedagoga que trabalha para auxiliar toda a comunidade acadêmica”, informa.
Oficinão
No dia 18 de maio, durante todo o dia, ocorrerá na UCPel um Oficinão Inclusivo de Libras, que será voltado para acadêmicos de licenciaturas da Instituição e comunidade em geral. A atividade ocorrerá a partir das 8h, no Auditório Dom Antônio Zattera.