Na tarde de sexta-feira (19), o reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Alencar Mello Proença, recebeu o vice-governador do estado, Beto Grill, e representantes da Universidade Federal (UFPel), do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (If-Sul) e da Embrapa Clima Temperado. Mais que uma visita de cortesia para aproveitar a passagem de Grill pela cidade, a atividade teve como principal pauta a discussão da extensão da
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) de Porto Alegre para Pelotas. Trata-se da disponibilização de uma infraestrutura de Internet voltada para a comunidade acadêmica e pesquisadores, que tem o objetivo de facilitar e promover a comunicação, a colaboração a distância e a disseminação de conhecimento.
Vinculada aos ministérios da Cultura, da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, a RNP conecta as principais universidades e institutos de pesquisa do país, originando um canal de comunicação rápido e com suporte a serviços e aplicações avançadas. “A UCPel foi a instituição que trouxe a ideia da RNP para cá e isso representa mais capacidade, velocidade e segurança pelas quais, muito em breve, o usuário local será beneficiado”, disse o coordenador do curso de Ciência da Computação da Católica, Luiz Antônio Palazzo.
Para o reitor do IF-Sul, Antônio Carlos Brod, a iniciativa fortalece laços institucionais. “Esses quatro elementos [IF-Sul, UCPel, UFPel e Embrapa] juntos formam uma participação em bloco muito importante para que o processo não fique individualizado e o contexto principal não se perca”, avaliou. Entre os participantes da reunião, marcaram presença, também, o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, José Dias Vianna Filho; e o vice-reitor da Federal, Manoel Luiz Brenner de Moraes.
A ligação da rede de Porto Alegre para Pelotas deve ser feita via cabo de fibra ótica da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). O projeto para execução de tal tarefa está em tramitação.