/ Notícias / Quiosque Nelson Nobre recebe a Hora do Conto
Quiosque Nelson Nobre recebe a Hora do Conto
22.03.2012 | 17:33
Quiosque Nelson Nobre recebe a Hora do Conto
Essa história tinha hora marcada. E os alunos do Lar da Criança São Luiz Gonzaga foram levados pontualmente ao Quiosque Nelson Nobre Magalhães, mantido pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), para ajudar a construí-la. Timidamente, os olhares curiosos iam se familiarizando ao ambiente e “Viviana, a Rainha do Pijama” ganhava vida na imaginação, e através da garganta, dos pequenos. A Hora do Conto foi assim: sonora. Na tarde desta quinta-feira (22), a empolgação das crianças chamava atenção de quem passava pela rua Quinze de Novembro.

Cativou, inclusive, o filho de um dos ambulantes próximos ao Quiosque – coincidentemente, na mesma faixa etária das crianças do Lar. Seu espanhol esganiçado demonstrava a animação do menino e o sucesso da iniciativa. De acordo com a coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, Cristina Porciúncula, o Projeto Piloto tem como objetivo estimular o interesse pela leitura nas crianças até oito anos. E para os mais velhos, incentivar o ensino da história de Pelotas. Por esse motivo, o interesse de quem passa pelo local significa a valorização do momento. “O quiosque quer preservar a memória e reviver a história através dos contos”, afirmou Cristina.

A proposta é que a atividade se repita no local a cada quinze dias, com a participação da Vanguardinha, espaço infantil da Livraria Vanguarda, na apresentação das histórias. Outra parceria importante é a das alunas do curso de Pedagogia da Universidade, uma vez que estimular a leitura na educação infantil também faz parte das atribuições do pedagogo. A aluna do primeiro semestre do curso, Adriana dos Santos, pretende se envolver nesse tipo de projeto e, portanto, foi ao local para acompanhar a iniciativa. “Essa é a melhor forma de aprendizado para quem tá iniciando na Pedagogia”, completou.

Ao final da atividade, por iniciativa do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, foram distribuídos livrinhos de contos às crianças como mais um incentivo ao hábito de ler.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?