/ Notícias / Qualificação docente na programação da Católica
Qualificação docente na programação da Católica
16.03.2012 | 08:39
Qualificação docente na programação da Católica
Não basta ter o título de professor: é preciso formação constante, debate permanente, espaço para discussões. É para fomentar a qualificação do artífice da sala de aula que a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove mais uma edição do Programa de Aperfeiçoamento Docente (Padoc). O primeiro encontro deste ano ocorre nesta sexta-feira (16), com a presença do professor doutor padre Pergentino Pivatto, doutor em Filosofia pela Universidade de Sorbonne.

O Programa de Aperfeiçoamento expressa o interesse da Universidade em proporcionar espaços de diálogo, troca de ideias e de experiências. A pró-reitora acadêmica, Patrícia Giusti, destaca que o Padoc é um programa de sucesso que será cada vez mais aperfeiçoado em busca da qualificação docente. A partir do debate planejado para o evento, os professores da Católica poderão contribuir para a concepção de novas abordagens no Programa. Uma delas, já prevista pela Reitoria, é o convite a professores de outras instituições de ensino superior que possam apresentar suas experiências em sala de aula.

Reflexo na sala de aula
Quem é o ser humano e como pensar a formação pedagógica nos dias atuais serão as nuances levantadas pelo conferencista. Pivatto deverá explanar sobre três formas de concepção humana: teológica, filosófica e científico-evolutiva – o homem como criação divina, como consciente de si mesmo e como um aperfeiçoamento da natureza. “Se as ideias de homem e formação, no atual panorama cultural, passam por desencantos, críticas e até abandono, que horizonte nos pode iluminar e que atitude ético-reflexiva tomar, para não ficarmos no desamparo, ou na perplexidade, ou na errância, sobretudo numa universidade que se quer educadora?”, adiantou, lançando o questionamento.

Como fruto das variadas discussões, se tenciona também o reflexo na sala de aula. “A formação continuada do professor reflete nas atividades acadêmicas”, comentou a pró-reitora.

A conferência está marcada para as 19h30min, no Auditório Dom Antônio Zattera.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?