Serão nos dias 08, 09 e 10 de agosto as atividades do Diprosul, evento que irá abordar questões ligadas ao direito à saúde e à proteção social em faixas de fronteiras. Nele será realizado um balanço do debate acadêmico no sul da América do Sul.
A promoção é do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e sua tarefa é produzir e divulgar conhecimento e debater os resultados que serão obtidos. Isso se dará por meio de trabalhos inscritos que serão apresentados por pesquisadores e acadêmicos das instituições promotoras do Diprosul.
Palestras, debates e paineis fazem parte da programação que é direcionada a docentes, profissionais da área, integrantes de comissões ligadas ao tema e gestores responsáveis pela execução das políticas de seguridade social em municípios da região da fronteira Arco Sul.
São co-promotoras do evento a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Ministério da Saúde, a Universidade Nacional de Misiones (UNaM) na Argentina, a Universidade da República do Uruguai (UdelaR), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e a Faculdade União das Américas (Uniamérica), no Paraná.
O Diprosul será realizado na sala 425C do Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, 373). Informações sobre a programação podem ser obtidas no site do evento.