A gravação em áudio para facilitar o acesso de alunos da Escola Especial Louis Braille a histórias infantis foi o foco de um projeto desenvolvido no curso de Administração da
Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Intitulado “De um som a cultura”, o projeto realizado na disciplina de Gerenciamento de Projetos foi uma iniciativa dos estudantes Fabiana Oliveira, Lucas Sodré, Marisane Erd, Niran Alves, Taciane Porciúncula e Vanderlei Batista.
De acordo com os participantes, a ideia surgiu para suprir uma necessidade da escola destinada à educação de pessoas com deficiência visual. “Identificamos que o acervo de histórias infantis da biblioteca possui um número pequeno de contos gravados em áudio e que, em maior quantidade, [as gravações] auxiliariam de forma qualitativa o desenvolvimento da literatura clássica nessas crianças, aguçando a imaginação e independência”, disse Taciane.
A entrega do material em áudio foi realizada no dia 16 de junho, com a presença da comunidade escolar da Louis Braille, da professora da UCPel Letícia Menezes e dos alunos que desenvolveram o projeto. Ao todo, foram entregues 120 CDs com 12 histórias diferentes.
A ação contou com a parceria da Rádio Alfa FM e do Estúdio de Produção Fonográfica da UCPel, além do patrocínio da Servlimp, Posto Cidadão Capaz, Posto Vilas Boas, Veterinária Real e Macro Atacado Treichel. As histórias foram narradas por um grupo de cinco voluntários.