Em parceria com o Centro Educacional Fraternidade de Rio Grande, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) formou a primeira turma do curso “Capacitação de Trabalhadores em Panificação”, no último dia 21 de outubro. A qualificação é parte das atividades oferecidas aos moradores do bairro rio-grandino Getúlio Vargas, por intermédio do Projeto de Trabalho Técnico Social – Bairro Getúlio Vargas, realizado pela Universidade e a prefeitura do município, desde 2008.
O projeto tem como objetivo oferecer um auxílio às famílias que tiveram suas moradias deslocadas, em função da ampliação da área física do porto de Rio Grande, conforme as exigências internacionais de segurança. Os moradores foram transferidos para um conjunto residencial que está sendo construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
Dentro do projeto social desenvolvido pela Católica, diversas atividades são oferecidas aos moradores, como oficinas de geração de renda, cursos de capacitação profissional, ações de educação ambiental, informações sobre direitos sociais, entre outras. A Universidade mantém, também, uma equipe técnica composta por duas assistentes sociais e uma psicóloga todos os dias da semana no local.
“A comunidade do bairro Getúlio Vargas é muito carente e a ação social permite a busca de alternativas de investimento de renda e a possibilidade de condições de uma vida melhor”, comenta a coordenadora técnica do projeto e professora da Católica, Andrea Valente Heidrich, ao acrescentar que alguns dos moradores foram incluídos na obra de construção do conjunto residencial.
Os 12 alunos que participaram do curso, ministrado pelo padeiro Ivan Moreira, tiveram noções básicas sobre panificação, fermentação, higienização, história do pão, segurança e administração.
O projeto prevê, até o término deste ano, mais três atividades. Primeiramente, deve ser realizada uma ação comunitária contemplando todos os cursos oferecidos pela Católica, esclarecendo dúvidas e demonstrando as atividades profissionais de todas as áreas. A segunda atividade será um curso sobre educação ambiental. Por fim, está prevista uma continuação do curso de panificação já realizado pelo projeto.