O convênio firmado entre a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) no início de março renderá a disponibilização de bolsas de iniciação científica para estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica/Eletrônica e Arquitetura e Urbanismo da Universidade. Trata-se de uma parceria que coloca a UCPel como executora do projeto de uma usina termelétrica policombustível a biomassa (UTEBIOS). Durante 18 meses, a Católica, que venceu licitação por edital entre várias universidades do Rio Grande do Sul, ficará responsável por todas as etapas que envolvem o desenvolvimento do projeto que tem como foco a sustentabilidade energética. A seleção dos bolsistas será feita até o fim deste mês.
“Iremos construir tudo, do projeto, propriamente dito, à alvenaria”, resumiu a coordenadora de Engenharia Elétrica/Eletrônica Carla Diniz. De acordo com ela, o trabalho incluirá a utilização de resíduos agrícolas e agro-industriais, como cascas de arroz e cavacos de madeira, com o objetivo de contemplar a eficiência energética. Para Leandro Pieper, que coordena o curso de Engenharia Elétrica, o desenvolvimento do projeto possibilitará uma experiência importante na formação dos acadêmicos. “Será um ganho enorme para a vida profissional de cada um deles”, disse.
Além dos dois coordenadores, participam do projeto os professores Eduardo da Costa, Gilnei Ocácia, Sérgio Almeida e a coordenadora de Arquitetura e Urbanismo, Isabel Salamoni. Mais informações sobre a seleção dos estudantes serão divulgadas em breve.