O projeto de pesquisa “Ilhéus de Açores na Ilha dos Marinheiros; um Estudo Etnofotográfico para Construção da Identidade Social” está com inscrições abertas para alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) interessados em fotografia e pesquisa científica.
As atividades desenvolvidas na Ilha dos Marinheiros, em Rio Grande, têm o objetivo de proporcionar a prática dos conteúdos recebidos em sala de aula, aprofundando as técnicas de entrevista, fotografia e iniciação científica. O projeto também incentiva o exercício de novas formas de ensino com práticas de comunicação social por meio do uso da imagem digital, textual e visual. Já os ilhéus, têm a oportunidade de relacionar ação da imagem fotográfica na formação de sua consciência educacional, social e emocional.
Os participantes do estudo desenvolvem o método chamado etnografia em sua pesquisa, que consiste, basicamente, em escrever sobre um tipo ou sociedade particular. O maior destaque, porém, está em outro procedimento: a fotoetnografia, que busca igualar a importância da linguagem escrita à linguagem visual-fotográfica, no caso. Segundo o coordenador do projeto, professor Carlos Leonardo Recuero, a prática da fotoetnografia é o que se sugere para esta pesquisa, pois é através da imagem que existe a possibilidade de provocar uma mudança no agir e pensar do ilhéu ao se rever.
O material apurado pelo grupo que constitui o projeto busca retratar o modo de vida, as dificuldades enfrentadas no dia a dia e as atividades econômicas e culturais dos moradores da Ilha, fazendo com que eles se identifiquem com a sua realidade histórica e com a realidade cultural do Brasil.
Os interessados devem preencher as fichas de inscrição no Laboratório de Fotografia, no Campus II da UCPel, localizado à Rua Almirante Barroso, 1.202.