/ Notícias / Projeto da Comunicação divulga dicas para pedestres
Projeto da Comunicação divulga dicas para pedestres
01.07.2010 | 15:33
Projeto da Comunicação divulga dicas para pedestres
Um grupo de alunas do curso de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) idealizou uma campanha de conscientização para pedestres. Com o mote “Consciência e responsabilidade na busca pela preservação da vida”, o projeto integra a disciplina de Comunicação Comunitária e Cidadania e tem como objetivo divulgar dicas de trânsito por intermédio do rádio e da internet.

Até o mês de agosto, boletins informativos e um spot serão veiculados pelas rádios Universidade e Alfa, emissoras da própria UCPel, sintonizadas, respectivamente, pelas frequências 1160 kHz AM e 94,5 MHz FM. Outra forma de divulgação das dicas elaboradas pelas estudantes é a rede social Twitter, pelo endereço eletrônico http://twitter.com/projetopedestre.

Baseadas em estatísticas como as obtidas através da Secretaria de Segurança, Transportes e Trânsito de Pelotas (SSTT), as dicas levam em consideração dados como os que atestam que as ocorrências mais comuns envolvendo morte de pedestres, no que diz respeito à sua própria imprudência, se dão em função do não-respeito à faixa de segurança e da falta de atenção ao atravessar a rua.

A proposta do grupo colabora, inclusive, com as ações educativas feitas pela própria SSTT, que tem constatado que a fiscalização, por si só, não é totalmente eficaz para acabar com os acidentes. “Somente a educação e a conscientização poderão fazer isso. O ideal é chegar a um ponto em que as pessoas respeitem as regras sem que haja alguém para fiscalizá-las e que entendam que preservar a vida é mais importante do que poupar gastos com multas”, disse a estudante Taís Brem, que integra a equipe juntamente com as colegas Bárbara Krüger e Bianca Leal.

O projeto conta com a orientação da professora da disciplina de Comunicação Comunitária e Cidadania, Cristina Porciúncula.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?