A professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (PPGL/UCPel) Andréia Schurt Rauber ministrou a palestra de abertura do 2º Seminário sobre Emergência da Linguagem Oral (2º SELO). O evento ocorreu no Centro de Integração do Mercosul, de 22 a 24 de setembro. A palestra teve como título a temática “Avanços tecnológicos: o papel da acústica”.
Durante a atividade, Andréia falou sobre o software livre Praat, desenvolvido para análises acústicas do sinal da fala e utilizado, principalmente, para trabalhos acadêmicos que investigam aspectos fonéticos e fonológicos de uma língua. “Na sequência, mostrei como são criados conversores texto-voz e exemplos de software para reconhecimento de voz, como, por exemplo, o Dragon 10, da Nuance, que permite que um usuário não mais digite texto ou faça buscas no browser através da digitação, mas use apenas o comando de voz”, explicou a professora. “A ideia foi mostrar aos participantes do evento que, além da aplicação da acústica para trabalhos acadêmicos, há muito conhecimento fonético e linguístico sendo utilizado pela indústria para criar produtos que facilitam o nosso dia-a-dia”, disse, ao citar como exemplos o GPS para navegação e acesso à caixa de mensagens ou saldo de contas bancárias via celular.
Comissão organizadora
Outra participação de Andréia, dessa vez como membro da comissão organizadora, é no 2º Seminário Nacional em Linguagem, Cultura e Educação. O evento ocorre entre os dia 06 e 08 de outubro, na 2010, na Universidade Federal do Rio Grande (Furg).