Professora aborda análise do discurso combinada à psicanálise na UCPel
16.07.2010 | 11:49
Na prática, o resumo do resultado de uma série de conversas entre profissionais que trabalham a análise do discurso e a psicanálise. Esse foi o conteúdo da palestra ministrada ontem na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) pela professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) Bethania Mariani. Intitulada “Discurso e Lógica do Significante”, a atividade foi uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Letras da Católica.
Durante a palestra, Bethania compartilhou as experiências obtidas no Laboratório de Arquivos do Sujeito (LAS/UFF), do qual é fundadora. Lá, são trabalhados tópicos teóricos, como “O sujeito na contemporaneidade” e “Relação entre inconsciente e ideologia”. Segundo a professora, a ideia de criar esse laboratório veio da necessidade de organizar pesquisas feitas nessa relação da análise do discurso com a psicanálise.
Além de lecionar para turmas de graduação e pós-graduação na UFF, Bethania, que é especialista em Análise do Discurso e em História das Ideias Linguísticas, é, também, chefe do Departamento de Ciências da Linguagem da instituição carioca.