O médico epidemiologista e professor do curso de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Fernando Barros integra a equipe de 29 especialistas em saúde pública que preparou seis artigos científicos para descrever a história da assistência médica no Brasil, com ênfase na implantação do Sistema Único de Saúde (SUS).
A série foi publicada na revista inglesa The Lancet, uma das mais influentes do mundo. Intitulada “A Saúde dos Brasileiros”, trata-se de uma ampla revisão sobre a saúde e a assistência médica de nossa população, baseada em uma extensa revisão de documentos existentes e em análises originais de dados epidemiológicos. A evolução recente das principais doenças e fatores de risco que afligem a população também consta na série.
Os textos descrevem a saúde de mães e crianças, as doenças infecciosas, as doenças crônicas não transmissíveis, as lesões físicas e violências. O conjunto de artigos culmina com uma série de desafios para o governo, trabalhadores de saúde, setor privado, universidades e instituições de ensino, além da sociedade civil.
Barros tem como principal tema de pesquisa o estudo das coortes de nascimento de Pelotas, pesquisa que iniciou em 1982. Também atuou por oito anos como pesquisador da Organização Mundial da Saúde (OMS) em um Centro de Perinatologia, em Montevidéu, no Uruguai.
Os artigos podem ser acessados aqui.