/ Notícias / Professor argentino palestra sobre constitucionalismo
Professor argentino palestra sobre constitucionalismo
09.11.2011 | 16:06
Professor argentino palestra sobre constitucionalismo
O professor argentino Martin Acevedo-Miño palestrou na quinta (03) e sexta-feira (04) para os acadêmicos de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), durante o primeiro módulo do Colóquio de Estudos de Direito Constitucional Latino-Americano. O federalismo na Argentina, os direitos sociais e o controle de constitucionalidade que age no poder judiciário estiveram entre os assuntos abordados dentro da temática “Visões sobre o constitucionalismo argentino”.

Martin é professor de Direito Constitucional na Universidade Católica da Argentina (UCA), em Buenos Aires. Ele morou no Brasil quando criança e estava há 14 anos sem vir ao país. “Algumas universidades argentinas, há uns 15 ou 20 anos, além do idioma português, possuem a influência da cultura brasileira. O Brasil está presente na Argentina, assim como a Argentina está presente no Brasil”, disse, ao comentar que essa foi a primeira vez que palestrou por aqui.

A realidade constitucional aplicada também esteve em discussão. “Nossa instituição republicana não é forte. Existe na teoria, mas nem sempre se pratica”, explicou o professor. De acordo com a estudante do décimo semestre Bruna, o contato com o professor foi possível pela participação dos alunos da UCPel em outros eventos. 

O Colóquio é articulado pelo Grupo Permanente de Estudos de Direito Constitucional e Direitos Humanos, orientado pelos professores Samuel Chapper e Marcelo Moura. “Queremos complementar a formação trazendo uma visão diferente”, disse a aluna do décimo semestre e integrante do Grupo, Bruna Motta Feira. “A palestra trouxe temas bem diferenciados e vim porque gostaria de ficar mais a par do constitucionalismo da Argentina”, comentou o estudante do quarto semestre Gustavo Goulart.

O evento ainda terá mais três módulos. Embora ainda não tenham data definida, os próximos encontros tratarão sobre direitos constitucionais do Chile, do Uruguai, e, finalizando, do Brasil, para fazer um comparativo entre os países latino-americanos.

Vestibular de Verão
O curso de Direito da UCPel está entre as opções de graduação oferecidas pela Instituição em seu Vestibular de Verão 2012. O processo seletivo ocorre no dia 27 de novembro e as inscrições devem ser garantidas até dia 17. O investimento é de R$ 60,00 para vestibulandos convencionais e de R$ 30,00 para treineiros. Mais informações pelo site ou pelo telefone (53)2128.8269.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?