Adolescência é o tema escolhido pela 3ª Jornada de Pediatria, que ocorre na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) até sábado (20). A primeira noite do evento foi destinada a debater os desafios da terminalidade e dos cuidados paliativos e contou com a presença da Presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (PSRS), Patrícia Miranda do Lago.
O convidado da primeira noite da Jornada foi o pediatra pelotense José Granzotto, que abriu oficialmente o encontro comentando sobre a importância de se debater os cuidados necessários com o adolescente, visto que é o pediatra o novo responsável pelo atendimento deste público. “Essa faixa etária da vida é muito interessante e até então costumava ser esquecida pelas especialidades médicas”, disse.
Durante a palestra de abertura sobre terminalidade e cuidados paliativos, a Presidente da PSRS lembrou que há um tempo atrás crianças sem possibilidades de cura não tinham atenção especial, pois o foco principal era dado às crianças terminais ou então com chances de melhora. De acordo com a palestrante, a visão atual sobre cuidados paliativos procura proporcionar para os seus pacientes mais qualidade de vida do que apenas um tratamento. “Crianças que não têm um tempo de vida tão curto mas que têm doenças incompatíveis com a vida são as principais beneficiadas”, comenta.
Para este sábado (20), último dia da Jornada, está programada para ocorrer, a partir das 8h30min, palestra sobre sexualidade, com participação do psiquiatra Bruno Salésio. Às 9h20min ocorrerá uma mesa-redonda para debater as doenças sexualmente transmissíveis e, às 10h40min, palestra de encerramento sobre prevenção do uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas.