Cerca de 40 pessoas vindas de diversos estados do Brasil e de Portugal e Espanha estão participando da primeira edição da Escola de Inverno, evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (PPGL/UCPel), desde segunda-feira (22). Até quinta (25), o público – formado por pesquisadores, bolsistas de iniciação científica, mestrandos, doutorandos e professores de pós-graduação da área de Lingüística – receberá as atividades dos cursos de Introdução à Análise Estatística de Dados Linguísticos e Elaboração de Experimentos de Percepção da Fala.
Ministradas pelas professoras Andréia Rauber, da Católica, e Denise Klulge, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), as aulas têm o propósito de preencher a lacuna deixada pela ausência da disciplina de Estatística em cursos de pós-graduação da área de Letras, o que torna a análise quantitativa de dados linguísticos um desafio para alunos em formação. Nesse contexto, o primeiro curso visa à instrução sobre o funcionamento do pacote estatístico SPSS e ao trabalho com conceitos e testes de estatística descritiva e inferencial. Já o segundo, objetiva instruir sobre os cuidados e ferramentas para a elaboração de testes de percepção da fala, tanto os de áudio como os audiovisuais.
“Estudos sobre a percepção da fala, principalmente de sons de língua estrangeira, são recentes. Por isso, as técnicas e cuidados para a elaboração de um experimento adequado são de grande interesse a foneticistas, fonólogos e fonoaudiólogos”, observou Andréia.
Na tarde de quarta-feira (24), houve a sessão de comunicações orais, onde alguns participantes apresentaram os resultados de suas pesquisas. Angélica Carlet, da Universidade Autônoma de Barcelona, falou sobre “Efeito do treinamento fonético e motivação do aprendiz sobre a percepção segundo a linguagem de consoantes e de produção pelos alunos de Inglês Catalão”. Anabela Rato, da Universidade do Minho, apresentou os “Efeitos do treino perceptivo na percepção e produção de vogais do inglês por falantes nativos do português europeu”. Representando a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Clerton Barboza explanou “A palatalização das alveolares no Paraíba e sua transferência no inglês de aprendizes brasileiros”. Bruna Schmitt e Ubiratã Alves, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), falaram sobre “Análise acústica da produção de codas finais /p/ e /k/ simples e complexas do inglês por aprendizes de dois diferentes dialetos do português brasileiro”. Também pela URFGS, Ubiratã Alves apresentou com Bruno Schwartzhaupt “Investigação de pistas acústicas na discriminação e identificação das plosivas do inglês por brasileiros”. A apresentação dos resultados da pesquisa “Fatores determinantes na atribuição de acentos tonais em sentenças neutras do português brasileiro” ficou a cargo de Flaviane Fernandes-Svartman, da Universidade de São Paulo (USP). Já Joara Bergsleithner falou sobre “O papel de noticing na aprendizagem de aspectos formais de inglês como língua estrangeira”, pela Universidade de Brasília (UnB).
As atividades da Escola de Inverno ocorrem no Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, 373). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53)2128.8242.