O Instituto Técnico de Pesquisa e Assessoria (Itepa), da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), lançou o Portal do Banco de Dados, com formatação através de recursos do Movimento Brasil Competitivo (MBC), divulgou o coordenador Erli Massaú. Por meio do endereço eletrônico www.bancodedadoszonasul.com.br podem ser acessadas as informações. Entre as diversas novidades, esta 21ª edição do Banco de Dados da Zona Sul traz uma retrospectiva das principais variáveis no período de 2001 a 2009 e mais de 60 sugestões de links de sites socioeconômicos e de estudos científicos das áreas de Economia, Administração e Sociologia.
O Banco de Dados do Itepa é considerado importante ferramenta para empresas que buscam os municípios da região para novos investimentos - e não apenas Pelotas e Rio Grande, já que disponibiliza informações de credibilidade, sobre os principais aspectos que possam interessar a esses investidores, inclusive dos projetos de desenvolvimento que estão em execução e podem ter influência na hora da decisão. Até 2020 serão aplicados R$ 19 bilhões de dólares na região, em projetos de capacidade e competitividade já anunciados, segundo o Itepa.
A iniciativa do Itepa recebe o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Rio Grande do Sul, do Novo Sul e da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) e faz parte da sua nova estrutura com modernos equipamentos que é implantada no local. A participação de interessados, com estudos, comentários e informações, é aberta, desde que sem conteúdo político-partidário, frisa o economista do Itepa. Massaú adiantou que nos próximos três meses, o portal passará por ajustes e a partir de abril, estará com toda a sua estrutura implantada.