Uma temática nova e que, a cada dia, ganha mais evidência no contexto da jurisdição foi o tema central de um minicurso realizado pelo mestrado em Política Social da Universidade Católica de Pelotas (MPS/UCPel) na sexta-feira (18). O tema “Acesso à Justiça e Mediação” é considerado por muitos profissionais de Direito uma nova tendência que minimiza a grande dificuldade que o Poder Judiciário tem em comportar todas as demandas existentes.
A professora Fabiana Splenger foi convidada a ministrar o curso. Ela é formada em Direito, leciona na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e é pesquisadora e mediadora judicial. Fabiana escreveu quatro livros que têm como assunto principal a mediação – “Mediação enquanto política pública: A teoria, a prática e o projeto de lei”, “Da jurisdição à mediação: Por uma outra cultura no tratamento dos conflitos” e “Mediação e arbitragem: Alternativas à jurisdição”.
A ideia de realizar o curso com Fabiana como ministrante surgiu da necessidade de trazer uma pessoa que seja referência no assunto para abordá-lo de forma esclarecedora. A professora do MPS, Raquel Sparemberger, foi uma das organizadoras do curso. “Nossa intenção é familiarizar os estudantes e profissionais com as novas práticas de resolução de conflitos, além de aprofundar discussões a respeito”, comentou.
Entre os setenta participantes do minicurso, há estudantes de Direito da própria UCPel – instituição que promoveu o evento – e de outras instituições de ensino, como a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Além deles, alunos do MPS e profissionais da área completaram o público presente. Todos ganharam certificado de 15 horas.