Investigar a realidade e o perfil da população que procura a Câmara de Vereadores para buscar resolução aos seus problemas. Esta é a finalidade da pesquisa que está sendo aplicada pelos alunos do curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), por meio de contatos e entrevistas aos vereadores e suas assessorias.
Conforme o coordenador do trabalho, professor Jairo Dias Nogueira, os dados coletados visam conhecer as necessidades daqueles que vão à Casa do Povo para encaminhar seu pleito. “Queremos, a partir desse conhecimento, auxiliar os vereadores no que tange ao atendimento das lides a eles encaminhadas”, explicou Nogueira.
O professor destacou que a iniciativa poderá resultar na implantação do Plantão Social, setor que seria responsável por desvendar aspectos relevantes sobre o que realmente as pessoas buscam junto aos parlamentares. “O resultado desse estudo será apresentado em seminário e nos revelará as reais demandas que transitam no Legislativo pelotense. Ao mesmo tempo, possibilitará, também, a viabilidade de tramitação de novas ações e proposições dos representantes do povo”, esclareceu.