Alunas do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizaram aula experimental em visita ao Museu de Arte Leopoldo Gottuzo da Universidade Federal (Malg/UFPel). Cerca de 10 alunas do segundo semestre da graduação participaram da atividade na tarde de quarta-feira (16).
A visita foi uma continuação da aula teórica com a presença do artista plástico Daniel Konrath, que ocorreu no dia 03 de março e abordou a questão da memória e da arte relacionadas à educação. “A ideia agora é conhecer a arte de perto no museu. Um momento para os alunos observarem a arte num espaço real, onde se vê a arte”, salientou a professora ministrante da disciplina Arte e Educação, Cristina Porciúncula.
Pela primeira vez no Malg, a acadêmica Gabriela Janke da Silva disse que atividade é importante para quem aprende a ensinar a arte. “Arte na educação é tudo. Aula experimental é sempre bom para conhecer mais e até interagir com a turma”, afirmou.
“A arte enriquece o conhecimento de cada um. Ela contribui para o conhecimento pela cultura que traz”, disse o responsável pela reserva técnica do museu, Denoir Oliveira. A exposição visitada foi “A face na arte”, com retrato, autorretrato e interpretações, mostrando que a representação de pessoas foi utilizada para as mais diversas finalidades ao longo da história.