Além de ser um profissional habilitado para atuar na docência, o pedagogo também pode trabalhar na área de gestão educacional. Os acadêmicos Alci Pio e Adriana Recart, do oitavo semestre do curso de
Pedagogia da
Universidade Católica de Pelotas (UCPel), exercitam esse diferencial no estágio obrigatório em Gestão Educacional. Para a realização do estágio, os futuros pedagogos escolheram a
TV UCPel.
Na opinião de Pio, pelo fato de a Pedagogia estar direcionada à docência, a gestão é uma habilitação ainda pouco explorada que direciona o profissional a trabalhar em qualquer empresa. “O pedagogo na empresa é um mediador”, explicou. Desde o dia 25 de abril, os alunos acompanham diariamente o funcionamento do canal universitário. “No início, foram feitas observações e o entendimento do processo, com perguntas aos funcionários e estagiários. A proposta é verificar as dificuldades entre o processo conhecimento/recursos humanos e verificar onde se perde produtividade e onde se pode produzir mais. Normalmente, a consequência é humana. A ideia é auxiliar nos problemas e amenizá-los”, disse o estudante.
O estágio contabiliza 75 horas, sendo 20 horas de observações, 40 horas de projeto em prática e 15 horas de relatório. A atuação dos acadêmicos na TV UCPel encerra na próxima sexta-feira (13). “Agradecemos a oportunidade concedida pelos gestores da TV e pela receptividade e aceitação do trabalho”, disse Pio.
De acordo com a coordenadora da Pedagogia, professora Ieda Assumpção, a partir do diagnóstico, os alunos buscam uma intervenção gestora, com sugestões que serão apresentadas em relatório. “No estágio, os acadêmicos têm condições de buscar outros espaços fora da escola”, disse Ieda. O estágio é orientado pela professora Vera Luci Savedra.