Um passeio virtual e a apresentação de Pelotas por meio de vídeos, fotos e música. Essa é a metodologia do Projeto Palmilhar Virtual, realizado na tarde de quarta-feira (11), na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A atividade foi direcionada às crianças da terceira série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luciana de Araújo. O projeto é uma realização do Laboratório de Eventos do curso de Tecnologia em Gestão do Turismo da UCPel, sob responsabilidade do bolsista Raimundo Alexandre de Sousa Júnior e coordenação do professor Daniel Botelho.
De acordo com Raimundo, a utilização de recursos, como vídeo e música, tem o objetivo de apresentar Pelotas de uma forma diferente para as crianças e instigá-las a conhecer mais sobre sua cidade. Na oportunidade, foram mostrados os vídeos “Pelotas Memória”, de Nelson Nobre Magalhães, e “Pelotas do sal ao açúcar”, além da música de Kleiton e Kledir, também batizada com o nome da cidade.
Integrando a disciplina de Estudos Sociais, a visita deu continuidade ao conhecimento adquirido em aula. “Os alunos já fizeram um passeio panorâmico por três bairros: Centro, Areal e Fragata”, explicou a professora da turma e guia de turismo, Ana Paula Medeiros. Para a professora, a participação dos alunos é uma forma de concretizar algumas das exigências do ensino, que visa dar ao aluno uma noção dos aspectos políticos, econômicos, culturais e também estruturais da cidade. “As crianças são multiplicadoras. A intenção é também incentivar os pais, através delas, a conhecerem a localidade onde vivem”, completou.
O livro infantil “Uma volta pela praça e pela volta da praça”, de autoria de Mario Osório Magalhães, foi distribuído para as crianças. “Gosto muito do [Museu da] Baronesa e tenho vontade de conhecer ele por dentro. Gosto de princesas e a Baronesa me lembra elas”, contou Maria Eduarda Costa dos Santos, de 9 anos. Já Isadora Alves Rodrigues, também com 9 anos, declarou que o Carnaval chamou sua atenção. Os alunos também fizeram o Palmilhar Pelotas em volta da praça Coronel Pedro Osório.
Agendamento
As escolas que se interessarem podem agendar o Palmilhar Virtual para ser realizado na UCPel ou na própria escola, devem contatar o Laboratório de Eventos, pelo telefone (53) 2128.8237, com Raimundo.