/ Notícias / PAIC celebra dez anos de transformação da realidade social
PAIC celebra dez anos de transformação da realidade social
01.08.2014 | 18:19 | #institucional
PAIC celebra dez anos de transformação da realidade social
Com a presença de alunos, colaboradores e bolsistas, o Projeto de Apoio a Inclusão Digital da Universidade Católica de Pelotas (PAIC/UCPel) comemorou seus dez anos na tarde de quinta-feira (31). O projeto, que oferece cursos de informática gratuitos para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social é autossustentável e já beneficiou aproximadamente duas mil pessoas. 

Na cerimônia, esteve presente o reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, a pró-reitora Acadêmica, professora Patrícia Giusti, o pró-reitor Administrativo, professor Eduardo Santos, o coordenador do PAIC, professor Fábio Raniere Mendes, o secretário de Educação do município de Capão do Leão, Paulo Xavier, e representantes de todos os Centros da UCPel.

O PAIC, que possui aproximadamente 25 turmas por ano e atende cerca de 150 pessoas por semestre, é uma proposta da Capelania e busca proporcionar o acesso ao conhecimento, utilizando instrumentos para comunicação, compartilhamento e distribuição de informações, através da aprendizagem mediada pelas redes de computador. 

Na cerimônia de comemoração, o coordenador do PAIC, emocionado, contou um pouco da história do projeto, que iniciou no ano de 2004 e, desde então, é referencia nas comunidades. “Buscamos fazer a diferença nessa sociedade tão competitiva e individualista. É a nossa resposta na busca de uma sociedade mais humana”, complementa.

Em seu discurso, o reitor da UCPel mencionou a importância do projeto para transformação da vida das pessoas de comunidades carentes. De acordo com ele, a Extensão Universitária é o verdadeiro vínculo de uma universidade com a comunidade. Segundo ele, na UCPel essa trajetória é longa, com vários atores competentes que se dedicaram, por exemplo, ao PAIC.

De acordo com o professor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Elberto Madruga - uma das beneficiadas do projeto -, Dílson Moreira Goulart, o projeto foi muito importante para seus estudantes. “Quando surgiu a oportunidade de participar os alunos ficaram muito interessados, já que o curso é de qualidade e o acesso é facilitado pela gratuidade”, conta. De acordo com ele, os professores observaram a produtividade dos alunos após a realização do curso, na organização dos trabalhos e no aproveitamento do laboratório da escola. “Sem falar que, como é dentro de uma universidade, eles ficam entusiasmados com a possibilidade de fazer uma graduação e ficam motivados a continuar os estudos”, conclui.

Na oportunidade, foram entregues os certificados das empresas parceiras do programa e dos alunos bolsistas. Imagens de aulas e de alunos de todos os anos do projeto, foram apresentadas em um vídeo, que contou a história do projeto. Além, ainda, da tradicional distribuição de bolo.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?