O Programa de Aperfeiçoamento Docente da Universidade Católica de Pelotas (PADoc/UCPel) proporcionou mais um momento de formação para os docentes da Instituição. Desta vez, a palestrante convidada foi a professora Isabel Alarcão, da Universidade de Aveiro – Portugal, que participou por teleconferência. A temática “Reflexividade Docente” foi abordada na manhã de sexta-feira (02).
O Auditório Dom Antônio Zattera esteve repleto de professores da UCPel, reunidos com o objetivo de trabalhar questões relacionadas à docência e à melhoria na pedagogia da educação. De acordo com Isabel, ensinar na Universidade é compreensão do mundo. “Devemos nos perguntar: onde estão os problemas? No aluno, no professor, no design curricular do curso? Devemos observar isso e responder essas questões”, orientou a palestrante.
A proposta da videoconferência foi trazer alternativas por meio do exemplo de uma organização pedagógica da qual Isabel participou. “O que faz a mudança acontecer?”, indagou. “Proponho uma perspectiva de ação reflexiva”. Para o diretor do Centro Politécnico, professor Paulo Guterres, a dificuldade está em mudar os paradigmas do ensino-aprendizagem, seja pela incapacidade docente, porque a estrutura não permite ou pela falta de equipamentos. ”A professora tomou como exemplo a tecnologia. Baseada na experiência que teve na Universidade do Minho, ela expressou a grande dificuldade da mudança que temos que fazer dentro dos sistemas”, disse Guterres.
Nos cursos de Engenharia da UCPel, para cada semestre ou ano, o aluno recebe um desafio real de situações problemáticas da sua cidade para estudar, aprender e, no final, saber resolver. O método utilizado se enquadra no Problem-based learning (PBL), no qual o aluno aprende com base no projeto. Este método foi um dos abordados por Isabel. “O PBL é uma busca de soluções regionais. Deve haver sintonia entre acadêmicos, a indústria e a região”, salientou o diretor.
O Programa de Aperfeiçoamento Docente é promovido pela Pró-Reitoria Acadêmica da UCPel.