A sexta edição das Olimpíadas dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Pelotas e a 3º Olimpíada Regional de CAPS encerrou na tarde de sexta-feira (15), no Ginásio do 9° Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMTz). Desde quarta (13), atividades, como atletismo, futsal e handball, foram realizadas pelos usuários dos CAPS e dos serviços de saúde mental de Pelotas e de São Lourenço do Sul. O CAPS Escola, mantido por meio de convênio entre a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e a Prefeitura Municipal, além de muita vontade de participar, levou instrumentos musicais para complementar a empolgação, premiada com o título de Melhor Torcida.
O professor de Educação Física do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Anderson Meireles, diz que além da grande confraternização proporcionada, a Olimpíada auxilia na reinserção social de pessoas com transtornos mentais. “Se não fosse a Olimpíada, eles [usuários] não teriam este espaço, não iriam usufruir de um ginásio para os jogos”, ressaltou o professor. “Todos os valores positivos do esporte são trabalhados”. Meireles destacou o auxílio do Exército em disponibilizar o local. “Sem eles, o evento não aconteceria”, afirmou.
Para a integrante do CAPS Escola e da Associação de Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas, Vanilda Pereira, a experiência das Olimpíadas é muito boa. “Já participei de outras edições e gosto bastante”, disse. “A participação da Católica é muito importante pela troca de aprendizagem entre alunos e usuários”.
De acordo com a formanda de Psicologia da UCPel e estagiária do CAPS Escola, Raquel Vargas, o objetivo é o aluno ter contato com o sistema de saúde desde cedo. “Aprendemos a trabalhar com grupo, prática individual e oficinas terapêuticas. Participamos de vários eventos sociais que discutem a saúde mental”, disse Raquel.
A Olimpíada iniciou em 2004, mas há dois anos as competições não ocorriam. “A intenção é continuar com esse evento que deu certo”, avaliou Meireles. Além dele, no final da atividade, a coordenadora do Programa de Saúde Mental, Cynthia Yurgel, e a técnica em Educação Física, Liliane Locatelli, agradeceram a participação de todos. Com música e animação, ocorreu a entrega da premiação: medalhas e troféus. Mas a integração, como no lema das Olimpíadas “Quem participa de coração já é campeão”, foi o que valeu.
Confira os vencedores
Campeão Geral – Hospital Espírita de Pelotas (HEP)
Melhor Torcida – CAPS Escola
Cabo de guerra
1° - CAPS Zona Norte
2° - CAPS São Lourenço do Sul
3° - CAPS Porto
Futsal
1° - HEP
2° - CAPS Ad
3° - Apae
Handebol
1° - HEP- Hospital Espírita de Pelotas
2° - CAPS Escola
3° - CAPS Baronesa
Provas de atletismo
100 metros rasos – Masculino
1° Rafael – Hospital Espírita de Pelotas
2° Ricardo – Hospital Espírita de Pelotas
3° Jonathan – APAE
100 metros rasos – Feminino
1° Juliana – Apae
2° Bianca – Apae
3° Darlene – CAPS Zona Norte
200 metros rasos – Feminino
1° Bianca – Apae
2° Juliana – Apae
3° Darlene – CAPS Zona Norte
200 metros rasos – Masculino
1° Adriano – Apae
2° Adriano – HEP
3° Éderson – Apae
400 metros – Feminino
1° Loni – CAPS São Lourenço do Sul
2° Alessandra – Escola Loius Braille
3° Dênis – Apae
400 metros – Masculino
1° Matheus – HEP
2° Paulo – HEP
3° Jader – CAPS Fragata
Revezamento 4x100 metros – Masculino
1° – HEP
2° – Apae
3° – CAPS Escola
Revezamento 4x100 metros – Feminino
1° – CAPS Escola
2° – Apae
3° – CAPS Zona Norte
Arremesso de peso – Masculino
1° Matheus – HEP
2° Marcos – CAPS Zona Norte
3° Sidnei – HEP
Arremesso de peso – Feminino
1° Sônia – CAPS Castelo
2° CAPS Zona Norte
3° Maristela – CAPS Castelo
Salto em distância – Masculino
1° Jader – CAPS Fragata
2°Jonatam – Apae
3°Valdeci – CAPS Fragata
Salto em distância – Feminino
1° Juliana – Apae
2° Denise – Apae
3° Kátia – CAPS Zona Norte