Oficina de Italiano é oferecida aos integrantes do Cetres
05.07.2010 | 17:12
Com duração de dois anos, iniciou no mês de abril a Oficina de Italiano, direcionada aos participantes do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (Cetres/UCPel). Na sexta-feira (02), os oito integrantes da oficina tiveram a oportunidade de aprender a criar seu próprio e-mail italiano e utilizar as ferramentas da Internet. A aula ocorreu no Laboratório II de Informática do Campus I da Católica.
O ensino é feito de forma dinâmica e leva os alunos a uma “viagem” pela Itália, por meio de mostra de músicas, vídeos e gastronomia. As aulas são realizadas às sextas-feiras, com a duração de duas horas por dia. Para Raimundo Alexandre de Sousa Júnior, idealizador e responsável pela oficina, a intenção é proporcionar o ensino da cultura italiana à terceira idade, aliado ao lazer. “O objetivo é proporcionar experiências e conhecimento da língua”, disse Sousa Júnior, acadêmico do curso de Tecnologia em Gestão do Turismo da UCPel.
“As aulas trouxeram muitas alegrias, e puderam mostrar que a terceira idade não tem limites. Às vezes a gente mesmo coloca esses limites”, declarou a integrante da Oficina, Neci Moscarelli da Mota, 69 anos. A bisneta de italianos, Elisa Felledas, de 83 anos, comentou que não é fácil, mas é preciso fazer um esforço. “Além de italiano, faço espanhol”, disse.