/ Notícias / Novo capelão toma posse dia 16
Novo capelão toma posse dia 16
14.03.2012 | 16:06
Novo capelão toma posse dia 16
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebe, no dia 16, seu novo capelão, padre Rogério Mosimann da Silva. O jesuíta já havia sido capelão na Católica em 2004 e 2005, e retorna neste ano após defender sua tese de doutorado em Teologia.

O novo capelão tem formação em Letras, é jesuíta há mais de 25 anos, e padre há mais de dez. Após deixar a UCPel em 2005, padre Rogério realizou a última etapa da formação jesuítica antes dos votos definitivos, realizou estágio em Passo Fundo com a Pastoral Carcerária e o Centro de Atendimento Sócio-Educativo (Case), atuou na formação de jesuítas em Cascavel, no Paraná, como auxiliar do mestre de noviços e também em paróquias de periferia.

Essa aproximação com os menos favorecidos é forte na atuação de padre Rogério. Tanto que motivou o tema da tese, “Sempre o bem dos pobres: o pastor Romero, o teólogo Sobrino e o povo salvadoreño – um tríptico eclesial e sua atualidade para o século XXI”. O trabalho propõe uma relação entre as homilias do bispo de El-Salvador, Oscar Romero, e o pensamento do teólogo latino-americano Jon Sobrino, no contexto das comunidades latinas.

Trabalho
De acordo com padre Rogério, a primeira missão frente à Capelania da UCPel é ouvir a comunidade. “É fundamental conversar muito com as pessoas”, destacou. A partir dessa postura, deverá retomar o projeto da Capelania e reconstruí-lo junto à equipe, inserido na Diocese e nas diretrizes da UCPel.

As duas frentes de trabalho, explicou, envolvem atender o público que deseja alimentar sua fé, a partir da identidade cristã da Universidade, e ser um lugar de diálogo com a pluralidade universitária. “Aqui é um espaço de acolhida, de portas abertas para receber o pessoal”, comentou.

Posse
A missa de posse será realizada às 8h30min, na Capela do Prédio Central. A cerimônia será presidida pelo arcebispo diocesano e chanceler da UCPel, Dom Jacinto Bergmann.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?