/ Notícias / Nota Oficial - Escola Nossa Senhora da Luz
Nota Oficial - Escola Nossa Senhora da Luz
18.01.2013 | 17:16
Nota Oficial - Escola Nossa Senhora da Luz
O Centro Paroquial Nossa Senhora da Luz e a Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura (SPAC), vêm por meio deste comunicar sua posição em relação ao encerramento das atividades da Escola Nossa Senhora da Luz.

- A Escola Nossa Senhora da Luz apresentava crises financeiras e prejuízos. No início dos anos 2000, a Escola foi entregue à gestão da SPAC pela Mitra Diocesana, com toda a sua estrutura e suas dívidas. Quando a SPAC assumiu a Escola, o prédio estava prestes a ir a leilão.

- Nesse momento, o Centro Paroquial e a SPAC estão adotando posturas que são difíceis, mas necessárias para a sustentabilidade. A SPAC, que tem proposto à Universidade Católica de Pelotas – instituição sob sua gestão – uma forte e muitas vezes dolorida reestruturação em seus diversos setores e unidades, não pode ter critério diferente para a Escola, que teve uma matrícula aproximadamente 50% menor em relação ao ano anterior.

- É um momento difícil para todas as partes envolvidas no processo. A decisão é dura. Neste cenário, a SPAC não apresentava as condições para manter o educandário com um déficit previsto com o baixo número de alunos. Assim, manifestou ao Centro Paroquial, mantenedor da Escola, a impossibilidade em continuar o auxílio na gestão compartilhada. O Centro Paroquial, por sua vez, em Assembleia Extraordinária, em consequência dos dados acima expostos, optou pela descontinuidade da Escola.

- Com o anúncio da venda do imóvel onde a Escola se localiza, a SPAC ofereceu o prédio Santa Margarida para abrigar o educandário. O ofício enviado aos pais em dezembro manifesta a intenção de continuidade no contexto dessa ocasião, quando havia 207 alunos. Houve uma expectativa pela continuidade do trabalho, em um local diferente. No entanto, nos primeiros dias do mês de janeiro, houve a constatação negativa de que apenas metade do número de alunos havia se matriculado. A baixa adesão obrigaria o educandário a abrir turmas com cinco e oito alunos, por exemplo, situação inviável para uma instituição que deseja ser sustentável, mantendo a qualidade de seu projeto pedagógico, com a presença de professores diferenciados e alinhados com as políticas de ensino da Escola. 

- Os pais, professores e funcionários não foram previamente contatados porque, primeiramente, cabia análise do Centro Paroquial em relação à manutenção das atividades. Nada poderia ser ajustado antes que a Assembleia se pronunciasse.

- Neste cenário, o Centro Paroquial e a SPAC, com o baixo índice de alunos, antecipando-se à decisão da Assembleia do Centro Paroquial, preventivamente, entrou em contato com duas escolas tradicionais, com estrutura qualificada e a mesma identidade, que se dispuseram a acolher todos os estudantes que assim desejarem.

- O Centro Paroquial e a SPAC, comunicam, ainda, que honrarão com os compromissos trabalhistas e direitos de todos os 22 professores e 9 funcionários.

- Os pais, professores e funcionários receberão a comunicação oficialmente, com data de 18 de janeiro de 2013.



Zaira Balladares Machado
Presidente do Centro Paroquial Nossa Senhora da Luz

Sérgio Ávila Cardoso
Diretor Executivo da SPAC
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?