Comercializar, entreter, trocar experiências e socializar. Esses são alguns dos objetivos da Feira Mensal de Economia Solidária “Bem da Terra Comércio Justo e Solidário”, que teve sua nona edição realizada nesta terça-feira (09), no Espaço de Convivência do Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A feira ocorre normalmente em frente ao prédio, mas, em razão da chuva, foi deslocada para dentro da Universidade.
O público que passou pela Católica pôde conferir diversos artigos de artesanato, produtos de vestuário, hortaliças, alimentos naturais e frutas. A proposta da feira é estimular o consumo consciente da sociedade e popularizar a ideia de economia solidária.
De acordo com um dos organizadores da atividade, Adão José Vaz de Oliveira, a troca de experiências e o convívio entre os comerciantes favorecem o evento. “A feira, para os expositores, é um espaço de troca de experiências, onde o artesanato e a agricultura familiar ficam lado a lado, auxiliando na renda das famílias e funcionando como uma terapia ocupacional para os expositores”, disse. Oliveira ainda ressaltou que o convívio entre pessoas do ambiente urbano e rural enriquecem a realização da feira.
A comerciante Rosa Westphal participa do evento desde a primeira edição, que ocorreu no dia 09 de março deste ano. “A feira é fundamental para os produtores, pois é mais um espaço de comercialização e troca de experiências. Na minha propriedade, eu só produzo produtos orgânicos, sem veneno. Acredito que, assim, realizamos uma espécie de respeito com a natureza, com a terra e com o pessoal que busca um alimento mais saudável”, comentou.
Para o professor alemão visitante da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Thomas Marthaler, a feira é importante para uma Instituição que possui um curso de Serviço Social. “Esse tipo de evento favorece a cidadania e é uma grande iniciativa exercida pela Universidade. Apesar de existirem muitas cooperativas na Alemanha, nunca vi uma feira dentro de uma Universidade que nem esta”, disse.
A Feira Bem da Terra conta com a assistência do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic) da Universidade Católica de Pelotas e ocorre mensalmente.