Nesta segunda-feira (17), o Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas da Universidade Católica de Pelotas (NESIC/UCPel) realizou uma apresentação de dados do histórico da trajetória da Associação Bem da Terra, em alusão à comemoração de seu terceiro ano de atividades.
A atividade teve início às 9h, na sala 215 B do Campus I da UCPel, com a apresentação do ex-coordenador do NESIC, Antônio Cruz, professor que teve grande participação na formação e estruturação da Associação. Cruz expôs materiais relativos ao processo de desenvolvimento do Bem da Terra, dando uma perspectiva dos diálogos tramados em reuniões entre 14 cooperativas no ano de 2007. As discussões deram início à fundação da Associação em 25 de setembro de 2009.
Em março de 2010 ocorreu a primeira Feira em frente ao Campus I da UCPel e, posteriormente, foi aberto outro local de exposição e venda fixa de produtos agroecológicos, chamado Armazém Bem da Terra Piratini.
Hoje, reconhecida pela Secretaria Estadual de Economia Solidária do Rio Grande do Sul, o Bem da Terra reúne 22 empreendimentos solidários de diversas localidades – Pelotas, Canguçu, Capão do Leão, Pedras Altas e Piratini.
Para a artesã e coordenadora da Associação Bem da Terra, Zenaide Rocha, a incubação foi um grande facilitador para a aquisição dos espaços fixos. Ela ressaltou, ainda, que a participação do NESIC nas intermediações, auxílio e planejamentos estratégicos foram definidores para a obtenção dos pontos de venda.
A partir das 14h foi realizada uma reunião do Fórum Microrregional de Economia Solidária, do qual o Bem da Terra faz parte. Na atividade, foram abordados assuntos relativos à incorporação de novos membros ao Bem da Terra, à participação da Feira nas atividades especiais da 9ª Semana do Turismo de Pelotas e ao desenvolvimento de um site para ampliação das vendas, envolvendo o centro de distribuição de produtos da economia solidária em Pelotas.