A partir de quarta-feira (23), a cada semana, um dos quatro Centros da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) – de Educação e Comunicação, Ciências da Vida e da Saúde, Ciências Jurídicas, Econômicas e Sociais e Politécnico – será o responsável pela motivação das missas realizadas na Capela Central do Campus I. A tarefa também será dividida entre grupos formados pelos setores da Instituição.
A proposta foi feita pela Reitoria, que motivou professores e funcionários para participação na missa de quarta-feira passada (16). No início da celebração, o capelão João Batista Storck, chamou a atenção para a Campanha da Fraternidade – 2011 (CF), que alerta para o cuidado com a vida no planeta. A campanha, que ocorre no período da Quaresma, sempre traz a reflexão de um tema relevante para sociedade. O padre fez uma prece por todos que fizeram doações aos atingidos pela enchente em São Lourenço do Sul, na semana passada, fruto do desequilíbrio ambiental.
Na liturgia, o Evangelho proposto para o dia foi de São Lucas, capítulo 11, versículos de 29 a 32, onde Jesus se apresenta como o enviado. “A centralidade está em Jesus, o Salvador, aquele que mostra caminhos para a paz, a justiça e o amor fraterno”, disse o capelão. “Este é o espírito proposto para toda a quaresma: voltar nosso olhar para Jesus, o modelo único. Mas Ele não vai dar resposta pronta para tudo, cabe a nós buscar caminhos de uma vida mais equilibrada”, alertou.
O reitor Alencar Mello Proença e o vice-reitor José Carlos Bachettini Júnior participaram da celebração eucarística. A Capelania da Universidade fará o calendário semanal de motivação das missas. Na próxima semana, o Centro Politécnico fará a motivação para a celebração eucarística. Todas as quartas-feiras, às 8h15min, é celebrada missa na Capela Central do Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, 373).