/ Notícias / Missa e jantar encerram celebração do cinqüentenário
Missa e jantar encerram celebração do cinqüentenário
08.10.2010 | 19:38
Missa e jantar encerram celebração do cinqüentenário

A frase que compõe o brasão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) – “Charitas in vinculo veritatis” – foi a mais enfatizada pelo Bispo Diocesano e chanceler da Universidade, Dom Jacinto Bergmann, durante seus discursos, nesta quinta-feira (07). E isto tanto na Missa de Ação de Graças, celebrada na Catedral São Francisco de Paula, quanto no Jantar Comemorativo do Jubileu de Ouro, realizado no Clube Brilhante. Ambos os eventos marcaram o encerramento das atividades no dia do aniversário de 50 anos da UCPel.

“Por toda nossa rica história de lutas e conquistas, de amor e fé, nós, os protagonistas de hoje e de amanhã, reafirmamos nosso compromisso com o Evangelho de Jesus Cristo, fiéis ao que significa a frase dita no brasão: caridade comprometida com a verdade”, afirmou, durante a missa. Reitoria, professores, funcionários e alunos da UCPel, bem como a comunidade em geral, participaram da celebração eucarística.

Logo após, o jantar, com a participação do Grupo Tholl e da Banda Farroupilha, contou com menções de honraria a instituições e personalidades importantes na história da UCPel ao longo dos anos. Dom Jayme Chemello, chanceler da Instituição por 32 anos, Alencar Mello Proença, reitor da Universidade há uma década, e o atual chanceler, Dom Jacinto Bergmann, receberam uma homenagem diferenciada: medalhas que levam o nome do fundador e primeiro reitor da UCPel, Dom Antônio Zattera.

Instituições de ensino, como a co-irmã Universidade Federal de Pelotas (UFPel), empresas, como a Lifemed, instituições bancárias, como o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), prefeituras da região, câmaras e outras entidades foram lembradas por sua atuação de parceria com a Católica pela concessão de uma placa de homenagem. O vice-governador eleito do estado, Beto Grill, também participou da celebração e fez uso da palavra, parabenizando a Instituição pelo aniversário.

UCPel em todo o lugar
Durante seu pronunciamento, o reitor da UCPel destacou, dentre os muitos diferenciais da Universidade, a sua atuação constante na comunidade, não só em Pelotas, mas nas várias partes do Brasil e do mundo. “A UCPel está além dos prédios onde normalmente realizamos nossas atividades. Ela está na reforma do Mercado Público de Pelotas; na reforma do Porto de Santa Vitória; no trabalho social em Rio Grande; em Paris, na FIUC [Federação Internacional das Universidades Católicas]; na Colômbia, Guatemala e Peru, com o Projeto Migrações. A Católica esteve na Rússia, com a bailarina Luiza Yuk; está em todo o Brasil, com o Grupo Tholl; e percorreu todo o Rio Grande do Sul, com o projeto UCPel Esporte”, disse. “A Católica é isso e muito mais, justamente por que está, também, na casa e na vida de cada um dos mais de 35 mil diplomados que por aqui passaram”.

Cada convidado recebeu um exemplar da Revista Comemorativa dos 50 anos da UCPel, lançada em atividade com a imprensa, pela manhã. Além do jantar, um bolo, que percorreu o salão conduzido pela titular do Campus I, professora Clotilde Victória, foi servido aos presentes.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?