A missa celebrada na tarde de quinta-feira (08) na Paróquia Nossa Senhora Aparecida teve uma intenção muito especial: agradecer pelos 32 anos de serviços que o Lar da Criança São Luiz Gonzaga da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) completou no dia 05 de setembro. Funcionários, estagiários e cerca de 40 crianças participaram da missa presidida pelo padre Adelar Bastianello Rosa.
Para o pequeno Diego Ferreira Filho, de cinco anos, o Lar ensinou muitas coisas, mas o que ele destaca é a aprendizagem na questão do comportamento e nos desenhos. “Estou no Lar desde bem pequeno e comemorei meu aniversário aqui, com meus amigos”, contou Diego. De acordo com a assistente social da Instituição, Maria Lúcia Oliveira Gonçalves, o Lar da Criança é um serviço de grande importância que a UCPel dispõe à comunidade, pela dimensão que possui. “Hoje atendemos crianças cujos seus pais já passaram por aqui. E, além das crianças, atendemos às famílias, por meio de oficinas de geração de renda”, disse Maria Lúcia.
Vera Tereza Nunes Cardoso é avó de Larissa Prestes Mota, de cinco anos, e participou da missa. “Para mim, o Lar São Luiz Gonzaga é bem melhor que qualquer outro. Minha neta Larissa faz o pré e gosta muito de desenhar e cantar. A gente percebe a desenvoltura que ela tem para falar e se expressar”, contou Vera, satisfeita com o ensino.
“É uma satisfação e uma alegria poder fazer parte de uma história que começou como uma instituição assistencial e hoje é uma instituição educacional, que ainda desenvolve ação social, mas é voltada para o ensino”, disse a diretora do Lar, Bianca Weber Santos. Ela também agradeceu o desempenho dos funcionários e estagiários, que exercem sua função com comprometimento e carinho.