Um Auditório Dom Antônio Zattera lotado prestigiou, na noite de segunda-feira (1º), a abertura da 1ª Jornada Integrada de Urgências e Emergências Médicas. O evento é uma promoção da Liga de Urgências e Emergências Médicas do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (LAUEM/UCPel) e prossegue nesta terça (02).
O primeiro dia contou com a palestra da nefrologista Maristela Böhlke, que falou sobre o tema Acidose Metabólica, uma ocorrência muito comum em pacientes em situação de urgência e emergência. “Acredito que a discussão desse assunto venha a contribuir em vários aspectos, tanto da vida acadêmica quanto da vida profissional”, disse a palestrante. Na sequência, a enfermeira Juliana Allend falou ao público sobre Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e o ortopedista e traumatologista Leandro Reckers ministrou a palestra Trauma Ortopédico segundo o ATLS, termo de origem inglesa que significa Suporte Avançado de Vida no Trauma.
Na terça-feira, a programação prevê outras três palestras: Síndromes Coronarianas Agudas, com o médico Eduardo Bertoldi; Hipertensão na Emergência, com Rogério Marques; e Emergências Neurológicas, com Vinícius Guedes.
A LAUEM/UCPel conta com a supervisão das acadêmicas Larissa Rodrigues Oliveira e Raira Marodin de Freitas. Também participam do evento o Internato Clínico do Pronto-Socorro de Pelotas e a Liga de Emergências Médicas e Trauma da Universidade Federal de Pelotas (LEMT/UFPel).