A importância da Medicina preventiva foi o assunto abordado pelo médico e fundador do Centro Médico de Longevidade e Spa Kurotel, Luís Carlos Silveira, durante a aula inaugural do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O evento ocorreu na última sexta-feira (13), no Auditório Dom Antônio Zattera.
Em sua palestra, Silveira falou sobre uma Medicina mais preocupada com a saúde que com a enfermidade. "Os médicos precisam se antecipar à doença, buscando recursos para evitá-la, sem que se deixem inebriar pela tecnologia. Nada substitui o velho e bom exame físico e a anamnese [entrevista com o paciente para identificar o motivo da consulta]", disse. "Além de, simplesmente, receitar medicação, os profissionais devem estar dispostos a orientar o paciente sobre o controle e manejo do stress, e indicar uma alimentação equilibrada e exercícios físicos. É importante valorizar o aspecto da prevenção, porque temos nas mãos a vida".
Silveira traçou uma espécie de linha do tempo, por meio da qual relembrou momentos marcantes de sua vida profissional, pontuada por eventos como sua formatura na UCPel, em 1971, e a fundação do Kurotel, na cidade de Gramado, em 1982. Antes de subir ao palco do Auditório, o médico, que é pelotense, revisitou o Campus I e matou as saudades de seu tempo de estudante. "Conheci minha esposa aqui na Universidade e minha filha e meu genro também se formaram aqui. Tenho laços sanguíneos com esta terra", comentou.
Silveira é especialista em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia e pela Universidade de São Paulo (USP).