O Lar da Criança São Luiz Gonzaga, instituição de educação infantil da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), mantido pela Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura (SPAC), teve mais um projeto aprovado em 2014. Trata-se da proposta Cozinha Experimental e Autonomia Empreendedora. A verba conquistada, de R$ 60 mil, foi obtida através de edital do Instituto Renner, sobre Empreendedorismo e Geração de Renda para Mulheres, lançado pela Rede Parceria Social em julho.
O recurso será destinado para a reforma de uma sala do Lar da Criança e aquisição de equipamentos e utensílios para o aprendizado da fabricação de alimentos - como doces, salgados e preparo de refeições. O projeto prevê a realização de três oficinas semanais, num total de 36 horas mensais, durante nove meses, cinco encontros de formação sobre Autonomia Empreendedora e dois workshops, assim como a visitação de outros espaços com projetos empreendedores neste ramo de atividade.
Conforme explica a coordenadora de projetos do Lar, assistente social Maria Lúcia Oliveira Gonçalves, o edital está de acordo com a Lei da Solidariedade, com ações articuladas com a rede de proteção integral do município, buscando potencializar a inclusão e a promoção social de mulheres, em sintonia com as políticas públicas referendadas na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS).
O projeto será realizado com a cooperação da Secretaria de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, e ancorado e financiado pelo Instituto Renner.
As atividades terão início a partir do dia 12 de janeiro de 2015.