A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi a instituição de ensino escolhida pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul para abrigar a 20ª edição da Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia. O evento, que iniciou na UCPel em 1995, discute a atualização em cuidados com os recém-nascidos. O palestrante da abertura do evento foi o professor de pediatria e neonatologista da Universidade do Chile, Jorge Fabres.
Na palestra realizada na noite desta quinta-feira (25), o representante chileno falou sobre as novidades de reanimação neonatal, a atenção que os recém-nascidos precisam, e como estimulá-los e ajudá-los a respirar. Na palestra ocorrida na manhã desta sexta-feira (26), Fabres falou sobre a enfermidade Enterocolite Necrosante Neonatal, uma inflamação no intestino que pode se tornar grave para os recém-nascidos.
A Jornada ainda terá espaço para a discussão de temas que vão desde o cuidado individualizado da assistência aos prematuros até o acompanhamento após a alta. “O evento tem uma abordagem ampla. Diversos aspectos relacionados à prematuridade, a importância de cuidar dos prematuros na UTI e após a alta estão tendo espaço”, comenta a presidente do Comitê de Neonatologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Rita de Cássia Silveira.
UCPel é sede da 20ª edição
De acordo com a presidente do Comitê, Pelotas tem uma tradição importante no ensino e na pesquisa para a geração de novos conhecimentos na região Sul. “A 20ª edição não estava programada para ocorrer em Pelotas, mas o comitê ‘burlou’ o rodízio de cidades que recebem o evento para comemorar esta edição aqui”, diz. Ainda segundo Rita, tanto a UCPel como o grupo de pediatras locais é muito participativo, interessado e, devido a isso, existe uma troca de conhecimento bastante relevante.
O evento ocorre até sábado (27) no Auditório Dom Antônio Zattera. A Programação completa do evento esta disponível
neste site.