Os pequenos estudantes do primeiro ano da Escola de Ensino Fundamental Ulina Bento Lopes tiveram, nesta quarta-feira (09), uma tarde diferente. Reunidos em uma sala do Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), cerca de vinte meninos e meninas, com idade média de seis anos, ouviram duas historinhas de um jeito fora do convencional. Era a Hora do Conto, atividade vinculada à 4ª Jornada Literária do curso de Letras da UCPel.
Com um mini-cenário, dedoches e desenhos, as alunas Melissa Ferreira e Lutiele Marosin escolheram a conhecida história dos Três Porquinhos para contar aos pequenos. Além dela, as estudantes criaram o conto “A fazenda do Seu Bento”, que falava sobre várias espécies de animais conhecidas pela criançada. Para as acadêmicas, uma oportunidade assim é uma preparação para a carreira que escolheram. “É uma forma de adquirirmos experiências em relação àquilo que vamos lidar no futuro”, disse Lutiele. Melissa concordou e, ainda, acrescentou: “Estamos nos ambientalizando”.
Satisfeita com a proposta das alunas da UCPel, a professora da escola visitante, Elizabeth Braga, explicou a importância da iniciativa. “Momentos como esse são fundamentais no processo de alfabetização e contato entre a literatura e as crianças”, afirmou. A pequena Juliana Gonçalves provou que a professora estava certa. “Adorei, achei tudo muito bonito. Tem mais?”, perguntou, esperando uma resposta positiva. Sua colega Camille Bilhalva ainda detalhou e falou mais: “Tinha porquinhos, vaquinhas, galinhas, cachorrinhos... Tantos bichinhos. Gostei das duas histórias, não consigo escolher a melhor”.
Até sexta-feira (11), dia do encerramento da Jornada, mais crianças de outras escolas participarão da Hora do Conto e histórias diferentes serão compartilhadas. Para os adultos, o evento promovido pelo curso de Letras inclui palestras, atividades de mesa-redonda e apresentações teatrais. Confira a programação para os próximos dias.
Quinta-feira, 10 de novembro
8h – Comunicações
10h – Hora do Conto
13h – Hora do Conto
15h – Hora do Conto
16h – Comunicações, com Ane Thrurow;
17h – Palestra “Criação literária”, com Carlos Eugênio Costa Silva;
19h – Mesa-redonda, com os professores Luís Augusto Fischer (UFRGS), Mário Matos (IJSLN), João Ourique (UFPel) e Cláudia Fonseca (UFPel);
20h45min – Apresentação musical de Joca Martins.
Sexta-feira, 11 de novembro
8h – Comunicações
10h – Hora do Conto
13h – Hora do Conto
15h – Hora do Conto
16h – Comunicações, com Ane Nunes Cabaldi;
17h – Comunicações
18h – Apresentação da peça “Esaú e Jacó” em vídeo, pelo grupo de alunos do sexto semestre de Letras da UCPel;
19h – Apresentação musical com Amanda Caramão Gonçalves;
19h20min – Mesa-redonda, com os professores João Manoel Peil (IF-Sul), Gilnei Correa (IF-Sul) e Sérgio da Cruz Lima (UFPel);
20h45min – Apresentação do Centro Cultural Nativista Antônio Caringi;
21h – Peça teatral “Melancia e Coco Verde”, uma releitura da obra homônima de João Simões Lopes Neto.