O primeiro projeto com criação colaborativa da história da indústria automobilística foi o pano de fundo da conferência de encerramento do 5º Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem (Conahpa), terça-feira (06), na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Ministrada pelo diretor de relacionamento e marketing da FIAT-Brasil, João Batista Simon Ciaco, sob o tema “Concepção Colaborativa do Fiat Mio em Creative Commons”, a atividade foi a última do evento promovido pelo Grupo de Estudo de Ambientes Hipermídia voltados ao processo Ensino-Aprendizagem do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O projeto Fiat Mio teve origem a partir de um questionamento nascido no centro de design da montadora: “O que acontece se deixarmos os apaixonados por carros serem mais presentes nas formas de criar?”. “Precisávamos criar um carro-conceito para apresentar no Salão do Automóvel 2010, então pensamos em perguntar para o cliente qual a ideia que ele teria de um carro do futuro e abrir esse projeto para qualquer pessoa participar e monitorar, até nossos concorrentes”, explicou Ciaco.
A intenção era buscar um resultado que ultrapassasse o tradicional trajeto de “monólogo a dois” – quando a empresa cria e só depois pergunta ao cliente o que ele achou. Daí, surgiram cerca de 11 mil contribuições vindas de mais de 160 países que originaram o primeiro carro “open source” da história. “Não foi uma criação exclusiva da Fiat, mas uma criação colaborativa”, disse o palestrante. “Como montadora e como profissionais, o maior ganho que tivemos foi o de, a partir do Fiat Mio, pensar diferente o jeito de fazer carro”.
Para a integrante da comissão coordenadora do evento, professora Fabiane Marroni, a experiência da Fiat pode encontrar contexto em qualquer segmento de aprendizagem. “Hoje em dia precisamos agir no ambiente colaborativo e aprender com exemplos positivos para aplicar na área em que atuamos”, disse.
Além da UCPel, o 5º Conahpa teve o apoio das universidades federais de Pelotas (UFPel) e de Santa Catarina (UFSC).