Ocorreu hoje (26), no Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a Jornada Internacional de Linguística, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). O evento contou com a presença de professores de três países e foi direcionado a alunos e profissionais da área que interagiram com os palestrantes.
A primeira palestra ficou a cargo da doutora da Universidade do Minho de Portugal, Adriana Fischer. Durante 1h30min, a professora falou sobre suas pesquisas em letramento. O objeto de estudo foi realizado em dois cursos universitários, um no Brasil e outro em Portugal. “O acompanhamento dos trabalhos foi feito entre os anos de 2004 e 2007 no curso brasileiro, permitindo comprovar que os gêneros discursivos foram objetos de ensino-aprendizagem desencadeadores de muitas ações reflexivas e críticas”, comentou Adriana.
A segunda e a terceira palestras foram relacionadas à fonologia. O professor doutor da Universidade de Amsterdã na Holanda, Paul Boersma, e a professora doutora da Universidade de Düsseldorf na Alemanha, Silke Hamann, desenvolveram estudos em conjunto e apresentaram seus resultados para o público presente. Ao término de cada palestra, os alunos realizaram questionamentos referentes às conclusões apresentadas pelos professores.