Uma parceria que deu certo. O curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) ofereceu a integrantes do Projeto Comunidade Viva o curso de Costura e Modelagem e, após mais de um ano de aprendizagem, a primeira turma realizou sua formatura na tarde de quinta-feira (18). A atividade, ocorrida no Campus II, contou com desfile das alunas – que mostraram os looks confeccionados durante o curso –, exposição de trabalhos e confraternização.
De abril de 2010 a novembro de 2011, Anélia Alves, Glauciane dos Santos, Helena Rodrigues, Joana de Borba, Nelci da Silva e Patrícia Ferreira utilizaram os laboratórios do curso de Design de Moda da UCPel para aprender todo o processo de costura e modelagem. “Elas estão preparadas para o mercado de trabalho e em máquinas industriais”, disse uma das coordenadoras do projeto, Enilda Reges. Para Nelci, que já trabalha na área da costura, a principal aprendizagem foi no acabamento das peças.
O capelão da UCPel e coordenador do projeto Comunidade Viva, padre João Batista Storck, disse que o objetivo da ação é o resgate e a valorização dos dons das pessoas. “Não é simplesmente fazer roupa. A auto estima melhora e elas [as integrantes], com suas potencialidades, podem fazer a diferença”, afirmou.
O curso fez parte do projeto de estágio das acadêmicas do sexto semestre Ana Paula Silva, Cáti Bassi e Eliane Becker.