Nada de frio para as crianças do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera no próximo inverno. A instituição recebeu, na tarde do dia 27, 30 blusões confeccionados pelo Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Os novelos foram arrecadados por meio da campanha Operação Novelo, realizada por alunos do curso de Comunicação Social no primeiro semestre do ano.
Azuis, rosas, verdes. Pequenos, médios e grandes. As integrantes da oficina de tricô capricharam nos modelos que vão vestir as crianças do Instituto. A coordenadora da oficina, Jussara Bernardes, destaca que todos os tamanhos, de 7 a 14 anos, estão contemplados. “Foi um projeto maravilhoso, que mexeu com todas as alunas”, destacou. Para as integrantes da terceira idade, a experiência serviu de aprendizagem e terapia.
A diretora do Instituto, Marilda Moreno, agradeceu a doação em nome das 201 crianças atendidas. “O Cetres só vem a somar. É uma parceria que faz a diferença”, disse. A diretora salientou também o apoio do Cetres no projeto Integrando Gerações. Oficinas de tricô e pintura e tecido são algumas das atividades onde idoso e jovem interagem. “As crianças e adolescentes aprendem não só confecção, mas respeito, carinho e solidariedade”, frisou.
A aluna de pintura em tecido Ana Paula Silveira, 15 anos, é uma das meninas que deve receber as confecções no inverno. “Foi um gesto legal. Elas pensam na gente e participando da oficina podemos aprender muitas coisas e ter um futuro”, afirmou.
Um inverno não tão rigoroso
A Operação Novelo arrecadou aproximadamente mil novelos de lã, que foram distribuídos entre o Cetres e o Bouquet do Amor. A proposta surgiu na disciplina de Comunicação e Cidadania, no início do ano. Agora formada jornalista, Shana Dockendorff participou da entrega dos blusões que ajudou a “fazer”. “É muito bom ver que as crianças vão passar menos frio por causa da idéia que tivemos na disciplina”, disse. Na oportunidade, a professora responsável pela disciplina, Cristina Porciúncula, agradeceu a dedicação das integrantes do Cetres pela confecção dos blusões.