A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebe até o dia 31 de julho inscrições para o MBA em Gestão de Eventos. A área vem tendo crescimento constante no mercado brasileiro e estima-se que só no ano passado tenha faturado quase R$ 17 bilhões, de acordo com dados da Associação Brasileira de Eventos Sociais (Abrafesta).
Conforme a coordenadora da especialização da UCPel, professora Cristina Porciúncula, Pelotas e a região Sul também vivem um bom momento para profissionais qualificados. Cinco universidades na região com grande número de formandos semestralmente, garantem, juntamente à realização de eventos empresariais e sociais, bom mercado para a área.
A professora ainda ressalta que, embora haja grande oferta, o mercado da região é exigente. “Nosso mercado tem a tendência de profissionalismo, porque a cidade já possui empresas de eventos que oferecem um bom planejamento e organização”, pontua. Devido a isso, novos profissionais ou antigos que buscam qualificação têm no MBA uma boa oportunidade de aprender, rever e aperfeiçoar a execução e a gestão de eventos.
Outro ponto destacado por Cristina é que o investimento na área de eventos vem crescendo dentro das verbas destinadas à comunicação. “As empresas vêm mudando as formas de investir em comunicação. Antes, boa parte da verba ia para mídias de massa, mas, hoje em dia, o investimento preferido vem sendo em ações específicas para atingir públicos-alvos”, comenta. Conforme a professora, eventos setorizados ganham com isso.
Mercado aquecido
Para Ana Bonilla, especialista no MBA em Gestão de Eventos da UCPel e proprietária da empresa Ana Bonilla Cerimonial e Eventos, mesmo com a crise, Pelotas continua com um bom mercado. “Acredito que a área de eventos não sentiu a crise, pois existe trabalho para todo mundo”, diz.
Atuando há oito anos com eventos, Ana resolveu abrir sua própria empresa há pouco mais de um ano e buscou na especialização da UCPel mais uma forma de qualificação.“Eu tinha muita experiência prática e o MBA me trouxe acesso à teoria. Também, proporcionou troca de experiências com professores de outras localidades e com visões diversas sobre a área”, conta.
Outro ponto destacado por ela, que tem sua empresa voltada para eventos sociais, foi poder conhecer as possibilidades de atuação em eventos com outras formatações. “Gostei de me inteirar sobre o que acontece em eventos de outras áreas, porque foi possível ver como existem formas diferenciadas de atuação”, diz.
Inscrições
As inscrições para o MBA em Gestão de Eventos podem ser realizadas até o dia 31 de julho via
Internet. Para comemorar seus 55 anos, a Instituição vai presentear os alunos ingressantes neste segundo semestre com a primeira parcela grátis. Outras informações também estão disponíveis no mesmo endereço das inscrições.