No último dia 19, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), em parceria com o SEBRAE, realizou o Seminário Realizadores do Amanhã. As palestras foram ministradas pelo comunicador Marcos Piangers e pelo professor José Alberto Aranha. Ambos trabalharam a temática Empreendedorismo e falaram sobre inovação.
O seminário foi realizado através do convênio com Programa Nacional de Educação Empreendedora do SEBRAE e Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) da UCPel, setor responsável pelo Programa na Universidade. Cerca de 800 pessoas compareceram no Theatro Guarany para entenderem as mudanças do mercado empreendedor.
O primeiro a palestrar foi o professor Aranha, diretor do Instituto Gênesis, no qual é referência desenvolvendo empreendimentos e empreendedores. O Instituto está ligado à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Trabalhando o tema Por que empreender?, o professor trouxe como exemplos a Empresa Júnior da PUC-Rio e a incubadora que está na nona posição no ranking mundial das incubadoras.
Foi uma conversa que trouxe mostra de resultados e estimulou os alunos. ”A palestra é motivacional, tanto para nossos potenciais quanto aos que colocaram em prática as suas ideais”, relata a coordenadora da Educação Empreendedora na Região, a professora da UCPel Letícia Menezes.
Já o comunicador Marcos Piangers trouxe para Pelotas as transformações que estão ocorrendo no ambiente de trabalho e também na vida social das pessoas. Com bom humor, falou de suas vivências e deu dicas de como ser um empreendedor.
Piangers abordou o tema Fora da Caixa, Dentro da Caixa, quando falou sobre criatividade. Segundo ele, um ambiente alegre facilita o trabalho e até mesmo uma mesa bagunçada pode ser sinônimo de ideias.
Piangers ainda ressaltou que a diferença do passado para os dias atuais é que as pessoas passam a usar mais a mente como mão de obra, e que as mudanças não estão nos produtos, mas sim na forma de consumo.
"As duas palestras, de jeitos diferentes, trabalharam o empreendedorismo e a inovação como modo de fomentar o mercado da região Sul", avaliou o coordenador do EDR, Samuel Ongaratto.