/ Notícias / Iniciativa da Cidade Estudantil é tema de palestra na 17ª SIPAT
Iniciativa da Cidade Estudantil é tema de palestra na 17ª SIPAT
25.11.2011 | 15:56
Iniciativa da Cidade Estudantil é tema de palestra na 17ª SIPAT
A utopia de uma Pelotas voltada ao ambiente estudantil está ganhando cada vez mais adeptos. Neste ano, diversos foram os ambientes onde o tema entrou na pauta de discussões. Apesar de não ser nova, a ideia de uma Cidade Estudantil foi retomada recentemente por uma iniciativa da Universidade Católica de Pelotas, onde um grupo realiza reuniões semanais para discutir novas propostas. O padre Antônio Reges Brasil integra este grupo e, por esse motivo, recebeu um convite para abordar e espalhar a iniciativa na 17ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da UCPel. A fala ocorreu na tarde da última quinta-feira (24), por volta das 15h30min, no prédio Santa Margarida.

Cerca de 30 colaboradores estiveram presentes atentos a ouvir o que o palestrante havia para compartilhar. Primeiro, Reges explicou sobre a intenção inicial do grupo, que visava melhorar os ambientes internos e externos da UCPel, fazendo referência ao Parque do Saber – proposta similar à Cidade Estudantil, discutida na cidade desde 2002. Dentre as propostas pontuais levantadas pelo palestrante está a diminuição do barulho no entorno das instituições de ensino; o controle do consumo de álcool nessas localidades; a criação de um espaço destinado ao embarque e desembarque dos alunos e a consequente remoção dos estacionamentos das ruas Gonçalves Chaves e Félix da Cunha; o estimulo ao uso de bicicleta, a construção de ciclovias e a implementação de bicicletários; a implementação de faixas de segurança nas vias para facilitar o acesso; entre tantas outras.

Essas ideias, claro, ainda estão sendo discutidas. Até o momento, não houve resultados concretos de fato com relação a esse trabalho, mas as articulações já serviram para que a Cidade Estudantil entre na agenda pública e receba apoio da comunidade, como já vem ocorrendo. Recentemente, representantes do grupo formado na Universidade foram convidados a participar de uma audiência pública para discutir o crescimento do Porto de Pelotas, que influenciará diretamente no desenvolvimento da cidade como um todo. A partir disso, viu-se que, para se construir uma Cidade Estudantil, é necessário pensar Pelotas de maneira mais abrangente, em um planejamento maior para os anos futuros, integrando turismo, lazer, cultura, desenvolvimento e educação. “Que a vocação de Pelotas é voltada para a vocação do ensino, isso é histórico”, afirmou o palestrante.

A difusão da iniciativa também foi percebida no meio acadêmico, dentre os alunos da Instituição. O encerramento da palestra do padre Reges na 17ª SIPAT foi marcado por um vídeo desenvolvido por um aluno de Arquitetura e Urbanismo para seu trabalho de conclusão de curso sobre a Cidade Estudantil. Nas imagens, foi possível visualizar, de maneira concreta, o que essa iniciativa pode representar para o desenvolvimento dos arredores das instituições de ensino. Calçadas alargadas, espaços de acessibilidade, estacionamento removidos, bancos e floreiras. Diversas e pontuais melhorias que poderiam representar muito no estímulo a um ambiente de ensino mais qualificado e na eventual melhoria da educação na cidade de Pelotas.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?