A tarde do dia 17 de setembro foi especial para os 64 alunos do Projeto de Apoio à Inclusão Digital e Cidadania da Universidade Católica de Pelotas (Paic/UCPel). Coordenado pelo Instituto de Cultura Religiosa juntamente com a Capelania da Universidade, o programa graduou o grupo no Curso Básico de Informática. As aulas foram ministradas pelos acadêmicos de Ciência da Computação Rodrigo da Costa, Clarissa Ribeiro e Joice Kopereck.
Com carga horária de 60 horas, o curso proporcionou aos participantes conhecimento básico de Digitação, Windows, Word, Excel e Internet, além de oficinas sobre cidadania e direitos humanos. Para o início de outubro está prevista a abertura de mais doze turmas. Informações podem ser obtidas na Capelania da UCPel, pelo telefone (53) 2128.8004.
Desde 2002
Direcionado às pessoas oriundas das paróquias da Diocese de Pelotas e da comunidade que vivem em situação de vulnerabilidade social, o Paic teve origem no ano de 2002, com o Mutirão Nacional para Superação da Miséria e da Fome da Convenção Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Por intermédio da inclusão digital, o Programa possibilita um espaço importante no combate à violência e na promoção da dignidade da pessoa humana, na medida em que amplia as oportunidades de trabalho.
Entre os parceiros do Paic no desenvolvimento de suas atividades estão o Programa Sócio-educativo da Brigada Militar (PROSEPA), a Escola Estadual Marechal Rondon, do Monte Bonito, a Escola Nossa Senhora das Graças, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Escola) e a Associação dos Deficientes Físicos de Pelotas.